
Física Computacional e Mecânica Clássica
NOTÍCIAS & EVENTOS
A "Física do que Acontece": O que são eventos?
30/04/2015
O que são eventos?
É bom adotar uma atitude filosófica frente à vida. Digamos, por exemplo, que você esteja se candidatando a um emprego. Talvez você seja contratado, talvez não... o que acontecer, terá acontecido.Mas o que significa "acontecer" do ponto de vista da física? O que constitui um "evento"? Há conexões entre os eventos? Seriam os eventos mais fundamentais do que o espaço-tempo? Singularidades, como o Big Bang, seriam um evento ou alguma outra coisa? Existe evento em mecânica quântica?
(notícia completa - clique na imagem)
Físico quântico robótico faz descobertas inéditas
25/02/2016
Cientista robótico
Como ninguém nega que o trabalho dos cientistas pode se tornar cansativo e tedioso em muitas ocasiões, tem havido um esforço contínuo na automação das tarefas mais chatas.Isso está gerando avanços importantes no campo doaprendizado profundo e dainteligência artificial a serviço da ciência e da educação, levando até mesmo à criação dos primeiros robôs cientistas. Ocorre que os resultados foram além de automatizar processos repetitivos: os programas e computadores podem fazer coisas que são difíceis e complicadas para os seres humanos. Foi o que demonstraram Mario Krenn e seus colegas da Universidade de Viena, na Áustria, ao desenvolverem um algoritmo que projeta novos experimentos quânticos. (notícia completa - clique na imagem)
Supercondutor de carbono é criado com laser
24/03/2016
A frieza dos supercondutores
Supercondutores são materiais que conduzem eletricidade sem perda de energia, o que permite produzir campos magnéticos muito fortes.
Por isso eles são usados em equipamentos médicos, circuitos eletrônicos ultrarrápidos e em trens de levitação magnética, que usam ímãs supercondutores para fazer o trem flutuar acima dos trilhos, eliminando o atrito.
Esses materiais só não revolucionam quase toda a base industrial, sobretudo no setor de energia, porque eles só funcionam em temperaturas muito baixas, o que exige nitrogênio ou hélio líquidos para mantê-los na temperatura ideal, sem a qual eles perdem a supercondutividade. (notícia completa - clique na imagem)
Precisão do tempo tem limitação fundamental
24/03/2017
Tempo desfocado
Os relógios desempenham um papel inesperado na encruzilhada onde se juntam duas das teorias fundamentais da física moderna.
Quando medimos o tempo, normalmente assumimos que os relógios não afetam o espaço ou o próprio tempo, e que o tempo pode ser medido com precisão infinita em pontos próximos no espaço.
No entanto, quando combinaram a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, físicos da Universidade de Viena e da Academia Austríaca de Ciências desvendaram uma limitação fundamental para a possibilidade de medir o tempo.
Quanto mais preciso for um determinado relógio, mais ele "desfocará" o tempo medido por relógios vizinhos, que apresentarão medições, por assim dizer, "embaçadas", sem precisão. Como consequência, o tempo mostrado pelos relógios não estará mais precisamente definido.
(notícia completa - clique na imagem)

Eventos